quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Novela das Oito


FILME “A NOVELA DAS 8” PARTICIPA DO FESTIVAL DO RIO

*Dirigido pelo estreante Odilon Rocha, o filme é uma homenagem à teledramaturgia brasileira, tendo como pano de fundo a novela Dancin’ Days*

Na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, acontece a primeira exibição do filme A Novela das 8, durante o Festival do Rio, às 21h45, no Cine Odeon. O filme integra a programação competitiva de Longas de Ficção do Festival.

Dirigido pelo estreante Odilon Rocha (que integrou a equipe de produção do filme Quatro Casamentos e um Funeral), o longa é produzido pela Querosene Filmes, Cria Film(e)s e Geração Conteúdo e co-produzido e distribuído pela Universal Pictures. Com roteiro equilibrado e envolvente e fotografia poética e sensível, A Novela das 8 conta, também, com grande elenco, composto por Claudia Ohana, Vanessa Giácomo, Mateus Solano, Alexandre Nero e André Ramiro.

A Novela das 8 é uma homenagem à teledramaturgia brasileira, tendo como pano de fundo a novela Dancin’ Days, de Gilberto Braga, que influenciou a música, a moda, o comportamento e o pensamento dos brasileiros. O filme “recria o look da discoteca que aparecia na TV, que está na imaginação da maior parte dos brasileiros que viveram aquela época e também da juventude que a conhece através das cenas da novela que podem ser vistas na internet. A intenção é levar os espectadores para aquele universo colorido”, comenta o diretor Odilon Rocha.

O filme estreia para o público no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro 2011 para depois, segundo os planos do diretor, ser apresentado em festivais internacionais e ser lançado comercialmente no Brasil, pela Universal Filmes, em março de 2012.

Sinopse

Brasil, 1978. Ainda sob a ditadura militar do presidente Ernesto Geisel, o Brasil sucumbe à discoteca graças ao enorme sucesso da novela Dancin’ Days. Amanda, uma prostituta viciada no drama televisivo, e sua empregada, Dora, são obrigadas a fugir de São Paulo depois de um incidente fatal e partem pro Rio de Janeiro, mas com o policial federal Brandão em seu encalço. Nesta jornada, o destino de ambas irá cruzar o caminho de João Paulo, um diplomata que se sente estrangeiro em seu próprio país; Vicente, líder de um grupo revolucionário e seu irmão Pedro; e do adolescente Caio que, criado pelos avôs, conta com a ajuda apenas de sua melhor amiga Mônica na luta para ser aceito como gay. Ambos são jovens, fascinados por disco music e pela novela Dancin’ Days.

Ficha Técnica

Brasil, 2011
Direção: Odilon Rocha
Roteiro: Odilon Rocha
Direção de Fotografia: Uli Burtin
Montagem: André Finottti
Trilha Sonora: Tita Lima (co-produzida por Rossano Snel e Tejo Damasceno)
Direção de Arte: Valdy Lopes Jr.
Figurino: Cassio Brasil
Maquiagem: Rosemary Paiva
Produtores: Odilon Rocha, João Queiroz Filho
Co-produção: Universal Pictures
Co-produtores: Justine Otondo, Guilherme Keller
Produtores associados: Flavia Carvalho Doria, Marcelo Doria e Stephan DuCharme
Produtor executivo: Pablo Torrecillas
Distribuição: Universal Pictures

Elenco:

Claudia Ohana Dora
Vanessa Giácomo Amanda
Mateus Solano João Paulo
Alexandre Nero Brandão
Paulo Lontra Caio
Otto Jr. Vicente
André Ramiro Sergio
Thaís Müller Mônica
Aline Fanju Flávia
Camilla Amado Maria



Biografia do diretor e roteirista:

Odilon Rocha graduou-se em Filme e Televisão pela London School of Communication e tem mestrado em longa-metragem pela Goldsmith College da University of London. Dirigiu os curtas La Sonnambula e La Dolorosa, Festival do Rio 2008. Este é seu primeiro longa-metragem, co-produzido por sua empresa Cria Film(e)s. O diretor vive e trabalha em Londres, Berlim e São Paulo.

Serviço:

Festival do Rio

Première:

Data: 10 de outubro, segunda-feira
Horário: às 21h45
Local: Cine Odeon - Praça Floriano, 7 - Centro


Outras exibições:

Data: 11/10, terça-feira
Horário: 15h15
Local: Pavilhão do Festival - Armazém da Utopia (Armazém 6) - Rua Rodrigues Alves, s/n – Cais do Porto .


Data: 12/10, quarta-feira
Horário: 17h50 e 22h10
Local: Estação Vivo Gávea 3 - Shopping da Gávea - Rua Marquês de São Vicente, 52 / 4º andar - Gávea.


Data: 13/10, quinta-feira
Horário: 14h00 e 19h00
Local: Roxy 2 - Av. Nossa Senhora de Copacabana, 945 / A - Copacabana.

O trailer:

Nenhum comentário: