Abbà Pater - João Paulo II
Abbà Pater, um lançamento Sony Classical, é o primeiro CD a combinar orações, homilias e cânticos do Papa João Paulo II com música instrumental contemporânea, World Music e música clássica. São registros sonoros ao vivo em cinco idiomas, escolhidos a partir de transmissões de rádio efetuadas ao longo dos 20 anos de papado de João Paulo II. O disco - lançado mundialmente dia 23 de março - é uma produção conjunta da Radio Vaticana (rádio oficial do Vaticano) e Audivisi San Paolo, uma das maiores editoras de livros e revistas religiosos do mundo.
Abbà Pater comemora o Jubileu do ano 2000 e os vinte anos de papado de João Paulo II. O disco é um projeto do Frei Giulio Neroni, sob supervisão do Padre Pasquale Borgomeo, diretor-geral da Radio Vaticana. Durante dois anos, Padre Borgomeo dedicou-se a selecionar mensagens do Papa arquivadas na emissora e a coordenar o trabalho da equipe de jovens compositores italianos responsáveis pela música de Abbà Pater.
"Abbà Pater"sugere uma peregrinação universal guiada pelo próprio Papa, através de uma variedade de idiomas e expressões", diz Padre Borgomeo. "Trata-se de uma peregrinação interior, oferecida aos povos de todo o mundo, através da fé e da meditação sobre o real significado do Grande Jubileu do Ano 2000" .
Abbà Pater traz onze faixas onde o Papa destaca temas universais como a caridade, o perdão e a reconciliação, sendo a maioria dos textos retirados diretamente da Bília. João Paulo II expressa suas orações e homilias em latim, italiano, francês, inglês e espanhol. O encarte do disco traz todos os textos em português e espanhol.
Em Aramaico, a língua falada por Jesus Cristo, "abbà" significa pai. Quando Jesus ensinava aos discípulos o Pai Nosso, usava a palavra "abbà". Em Latin, "pater" também significa pai. O disco, então, traz a palavra pai nas duas línguas referenciais da Igreja Católica.
Royalties das vendas de Abbà Pater são repassados à Radio Vaticana e Audivisi San Paolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário