segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do Amigo



O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro".

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo , é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.

No Brasil, o dia do amigo também é comemorado em 20 de julho.

Dia da amizade


Em outros países, tais como os Estados Unidos, comemora-se, no primeiro domingo de agosto, o Dia Internacional da Amizade (International Friendship Day).

Loucos e Santos

Marcos Lara Resende

(não é de Oscar Wilde)



Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade.
Escolho-os não pela pele, mas pela pupila,
que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças
e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Pena, não tenho nem de mim mesmo, e risada, só ofereço ao acaso.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,
mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou, pois os vendo loucos e santos,
bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que
"normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.



My Friend (tradução)
Groove Armada

Composição: Indisponível

Meu Amigo

Toda vez que estou pra baixo
Eu chamo você, meu amigo
Uma mão amiga me auxilia
Nas horas que preciso
Toda vez que estou pra baixo
Eu chamo você, meu amigo

Ouça!

Toda vez que estou pra baixo
Eu chamo você meu amigo
Uma mão amiga me auxilia
Nas horas que preciso
Toda vez que estou pra baixo
Eu chamo você, meu amigo

Toda vez que estou pra baixo
E que tudo está acontecendo
Realmente acontecendo, é apenas um daqueles dias
Você diz as palavras certas, para eu seguir em frente
E me manter forte

Toda vez que estou para baixo

E mais ninguém
E mais ninguém

Toda vez que estou pra baixo
Eu chamo você, meu amigo
Uma mão amiga me auxilia
Nas horas que preciso
Toda vez que estou pra baixo
Eu chamo você, meu amigo

Toda vez que estou pra baixo
E que tudo está acontecendo
Realmente acontecendo, é apenas um daqueles dias
Você diz as palavras certas, para eu seguir em frente
E me manter forte

Toda vez que estou pra baixo
Eu chamo você, meu amigo
Uma mão amiga me auxilia
Nas horas que preciso
Toda vez que estou pra baixo
Eu chamo você, meu amigo

Toda vez que estou pra baixo
Eu chamo você...

Toda vez que estou pra baixo
Eu chamo...

Ouça!

E mais ninguém
E mais ninguém

Ouça!

Nenhum comentário: