terça-feira, 20 de março de 2012
Verão em L.A.
Verão em L.A. (August) é o primeiro longa-metragem do diretor israelense Eldar Rapaport, vencedor do Iris Prize, o mais prestigiado prêmio para curtas-metragens internacionais para gays e lésbicas, por seu aclamado curta “Steam”. O filme é uma jornada que toca em um assunto familiar para muitos: “o que aconteceria se ele voltasse?”, dentro de um estilo que é raramente feito no cinema gay americano. Algo íntimo, muito bem filmado e emocional. O filme, que foi exibido no Festival do Rio em 2011, é distribuído no Brasil pela Festival Filmes e estreia em São Paulo no dia 23 de março, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca.
Em um dos verões mais quentes de Los Angeles, emoções crescem quando a feliz relação entre dois homens, Jonathan e Raul, é testada. Jonathan recebe uma mensagem de que seu ex-amante Troy está de volta à cidade, depois de anos em Barcelona. Aparentemente, um encontro inocente com Troy interrompe a vida de Jonathan e Raul e revive um longo e enterrado desejo. Essa explosão do passado torna-se um caso passional e o que se desenvolve é um emaranhado de escolhas que esses três homens devem fazer por amor. Mantendo-se tenro e intrigante, e visto sob várias perspectivas, Verão em L.A. pungentemente explora as complexidades do amor e intimidade do mundo moderno e, eloquentemente, nos mostra que os assuntos do coração nunca são preto e branco.
Escrito e dirigido por Rapaport, o longa traz personagens que são gays, mas dividem os mesmos dilemas universais: relacionamento, vida, carreira e sacrifícios. “Todos nós nos lembramos dos nossos amores do passado e sonhamos com novos com a mesma intensidade”, explica o diretor e roteirista. “Este filme é fruto dessa imaginação com seus tons, o calor palpável e a suada e sexy história da intimidade profunda com uma atuação refinada, com esses personagens lutando contra seus próprios conflitos e demônios”, completa.
A ideia de filmar em Los Angeles veio do fato de a cidade ter sido a casa de Rapaport durante os últimos seis anos. “Esse filme é meu presente de dia dos namorados para Los Angeles – uma pintura cinematográfica, luz etérea, para contrastar com a natureza física da relação dos protagonistas. O verão é quente em Los Angeles e aquele calor é um fardo e uma benção. Ele desacelera a cidade, mas também traz seu lado sexy”, conclui.
Para a trilha sonora do filme, foram escolhidas as melodias de um músico israelense chamado Surque (com música adicional de Harel Shachar e sua banda, Anistar), para contrastar com a modernidade doente da vida em Los Angeles, e transportar o público para lugares diferentes e aumentar a introspecção emocional dos personagens principais.
Verão em L.A. foi co-escrito por Brian Sloan, produzido por Alexander Brodzki e Samantha Manalang e tem em seu elenco Murray Bartlett (Troy), Daniel Dugan (Jonathan) e Adrian Gonzales (Raul).
O Diretor
Nascido em Tel-Aviv, Israel, Rapaport se mudou para os EUA em 1991 e, na primavera de 2001, começou a estudar cinema na NYU. Um ano mais tarde escreveu e dirigiu o curta-metragem “Tremor”, sobre um ativo malabarista com uma vida dupla, que estreou em Nova York no NewFest Film Festival em 2003 e foi exibido internacionalmente, incluindo festivais na Espanha e Austrália.
“Postmorten”, seu segundo curta-metragem, que serviu de base para Verão em L.A., estreou em 2005 e foi exibido em mais de duas dezenas de festivais ao redor do mundo, incluindo Sidney, Londres, NewFest de Nova York, Seattle International Film Festival, Outfest em Los Angeles e Palm Springs Short Film Festival. Recebeu o Prêmio do Público para Melhor Curta-Metragem no Barcelona GLFF. Seu mais recente curta, “Steam” – sobre dois homens presos em uma sauna sem saída – ainda está forte no circuito de festivais, ganhando o prestigiado Iris Prize em 2009 no Reino Unido e o Prêmio do Júri no LesGaiCineMad em Madrid.
Sinopse
Em um dos verões mais quentes de Los Angeles, emoções crescem quando a feliz relação entre dois homens, Jonathan e Raul, é testada. Jonathan recebe uma mensagem de que seu ex-amante Troy está de volta à cidade, depois de anos em Barcelona. Aparentemente, um encontro inocente com Troy interrompe a vida de Jonathan e Raul e revive um longo e enterrado desejo. Essa explosão do passado torna-se um caso passional e o que se desenvolve é um emaranhado de escolhas que esses três homens devem fazer por amor. Mantendo-se tenro e intrigante, e visto sob várias perspectivas, Verão em L.A., pungentemente, explora as complexidades do amor e intimidade do mundo moderno e, eloquentemente, nos mostra que os assuntos do coração nunca são preto e branco.
Ficha Técnica
Troy………………………………………………….Murray Bartlett
Jonathan……………………………………………...Daniel Dugan
Raul…………………………………………………..Adrian Gonzalez
Nina………………………………………………….Hillary Banks
Sean…………………………………………………Bernhard Forcher
Devin……………………………………………….…Brad Standley
Nick……………………………………………..………Mike Vaughn
Diretor/ Roteirista ………………………………Eldar Rapaport
História de ……………………………...Brian Sloan e Eldar Rapaport
Produtor ……………………………………….Alexander Brodzki
Produtor ……………………………………….Samantha Manalang
Produtor Associado …………………………………..…..Brian Sloan
Diretor de Fotografia …………………………….James Adolphus
Editor………………………………………………..………David Au
Designer de Produção………………………Adriana Serrano-Adolphus
Diretor de Arte……………………………………………Kevin Houlihan
Figurino………………………………….…….Denia Skinner
Maquiagem……………………………………Emily Rae Blackmum
Música……………………………………………………………Surque
Música Adicional………………………………Harel Shachal e Anistar
Serviço:
Nome: Verão em L.A.
Título original: August
Ano de lançamento: 2011
País de origem: EUA
Gênero: Drama
Duração: 100 min.
Salas: Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Endereço: Shopping Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 - Consolação
Horários: 14h, 16h, 18h, 20h e 22h
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário