quinta-feira, 23 de setembro de 2010

29a. Bienal Internacional de Artes de São Paulo

Ontem o Banco Itaú ofereceu a seus convidados um presente muito especial. Uma visita a Bienal de São Paulo. Os convidados foram recebidos com um coquetel do banqueteiro Toninho Mariutti, como sempre impecável.
A Bienal ( tenho que ser honesto, eu nunca tinha ido) Já fui em algumas exposiçoes na Bienal, mas na de arte foi o meu debut. E posso dizer que gostei de tudo que eu vi. Instalaçoes, projeçoes, fotos, todos os nossos sentidos ficam procurando o novo, uns incomodam ao olhar, como a exposição de fotos de pessoas pedindo esmolas ou os urubus que vão sobrevoar uma gaiola.
Outras imagens podem causar euforia, como o labirinto feito de tersal se não me engano. Ou um espaço todo costruído de caixas de papelão.
As fotos em que um civil aponta armas ou facas para os lideres mundiais também chama muita atençao, assim como uma sequencia de fotos de drags.
Uma das obras que mais me chamaram a atençao foi uma caverna, que voce pode escolher o que caminho que vai seguir e ao sair da mesma e olhar para trás verá que na verdade voce acaba de ser parido naturalmente.

Duas frases chamaram minha atenção. Uma delas está no poster: "Há sempre um copo de mar para um homem navegar." e a outra : "Mas, para que o amor e a politica funcionem, é preciso ser valente" .

Enfim, para ver ser visto e revisto.... Aceito convites para ver de novo.

Uma das obras expoxtas.


Agradecimento: @tayra

Nenhum comentário: