terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Raphael Vasconcelos, ganha mérito pelo New York Institute of Photography


A Fotografia é a arte que Raphael Vasconcelos consegue expressar um momento único, que pertence ao seu par de olhos. E, a mais nenhum. Pois, cada um vê o mundo do seu jeito: uns mais coloridos, outros menos; uns alegres, outros tristes; alguns preocupados com problemas sociais, outros, em retratar situações inusitadas e divertidas.

A Fotografia é, portanto, a expressão mais íntima do olhar do fotógrafo sobre o que ele vê. Por isso, ela é uma das mais sublimes formas de expressão do ser humano, pois consegue transformar um segundo numa imagem que poderá ficar para sempre. Ou flagrar uma situação e fazer dela tema para discussões no mundo todo. Ou retratar um momento harmonioso e torná-lo símbolo de amor e paz. É a captação de imagens com o uso de câmeras e sua gravação e reprodução em papel ou meios digitais.

Raphael Vasconcelos domina o uso de máquinas, lentes e filmes, além de conhecer as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens. Ele aplica conhecimentos sobre angulação, iluminação e enquadramento a fim de conseguir o melhor resultado ao captar fatos, pessoas, paisagens ou objetos. Registra a imagem de fachadas de edifícios, obras de arte, eventos sociais e esportivos.

Raphael Vieira Vasconcelos nasceu na cidade de Goiânia, no centro-oeste do Brasil em 1982. Desde criança mostrava sua admiração pela arte, onde começou a produzir seu talento com estórias, contos, e narrativas que o fez lançar em 2006 o romance “The King's Heir” publicado em inglês.

Psicólogo com formação na PUC-GO, Raphael sempre foi apaixonado por fotojornalismo, porém nunca se aprofundou na idéia até embarcar para Nova Iorque, a maior capital de fotografia do mundo.

Foi em 2008 com objetivo de fazer mestrado, que resolveu entrar no New York Institute of Photography – NYI. Fundada desde 1910 é a maior e mais antiga escola de fotografia do mundo. Foi lá onde iniciou sua carreira fotográfica, conseguindo se expressar artisticamente e ilustrando contos de formas inusitadas. Começou então a descobrir novos horizontes através das lentes digitais, isso o fez estudar fotografia profissional e participar de cursos como Photoshop para fotógrafos, também pela NYIP.

Com um dos seus principais acervos “Brasília dos meus sonhos” recebeu o prêmio de mérito do NYI, e ganhou o concurso “Novos Valores em Artes Plásticas” da Fundação Jaime Câmara, na categoria fotografia .





Mestre em Educação pela Columbia University, New York, Raphael Vasconcelos agora é mais um amante da fotografia. Tem se destacado ao apresentar situações contemporâneas que vão do preto e branco ao colorido da natureza. Participou de exposições e eventos como “Graduandos Primavera 2009 – Teachers College”, “Columbia University”, “Casulo Ateliê” e “Salamandra de Fogo”. Fã de Rodney Smith possui uma extensa lista de idéias, entre elas um ensaio em Barcelona e sua nova exposição, com o tema “Estranho Mundo” que será lançada em 2010
--


Nota e foto autorizadas para publicação.

Aqui uma foto do moço.



Nenhum comentário: