sexta-feira, 28 de junho de 2019

Orgulho LGBTI+ em filmes


Cinco filmes que tratam dos direitos da Comunidade LGBTI+ e que merecem ser vistos.


O cinema e a TV vem mostrando as lutas pelos direitos LGBTI+ em varias épocas. Desde o acontecimento em Stonewall o mundo colocou seus holofotes voltados para a causa. 
Confiram 05 filmes que merecem ser vistos ou revistos alguns deles premiados como o caso de Milk e 120 Batimentos Por Minutos.  Vamos a eles.


1 – Stonewall – Onde o Orgulho Começou




O filme dirigido pelo Roland Emmerich foi massacrado pela crítica e também pelos ativistas como eu não sou crítico acho que é um bom filme que mostra onde tudo começou – Stonewall teve pessoas importantíssimas como a ativista Marsha  P. Johnson porém o filme trata dos anônimos que lutaram também pela causa e o filme era sobre eles. Adolescentes que foram expulsos de casa por conta de sua orientação sexual. No elenco tem Jonathan Rhys Meyers,  Joey King que está na aclamada série The Act, entre outros.



2 – Milk





O ativista Harvey Milk foi o primeiro homossexual assumido a ocupar um cargo publico nos EUA no estado da California especificamente. Aplaudido por publico e critica o filme levou o Oscar de ator para Sean Penn e roteiro original. Josh Brolin que faz o opositor de Milk, Dan White concorreu ao Oscar de Coadjuvante.  Dirigido por Gus Van Sant o elenco ainda conta com Emile Hirsch, James Franco, Diego Luna e Alison Pill.




3 -  RIOT – Pelo Direito de Ser Feliz


Telefilme australiano se passa em 1978 dirigido pro Jeffrey Walker narra a historia de ativistas que lutam pelos seus direitos de serem quem são. Liderados por Lance Gowland, pai de família e homossexual assumido eles organizam uma grande parada gay só que a polícia raivosa está a espera. Depois deste acontecimento a data fica conhecida por celebrar o Mardi Gras na Australia data que é celebrada até hoje.  No elenco o tal o talentoso Xavier Samuel.




3 – Pride – Orgulho e Esperança




Em 1984/1985 um grupo de mineiros galeses entre numa das disputas mais importantes no Reino Unido iniciando uma greve sem precedentes. As famílias se reúnem para arrecadar dinheiro para os minoeirs e quem mais arrecada fundos é a comunidade gay e lésbica que vê em sua Parada do orgulho LGBT  a mesma luta que eles. Uma comédia surpreendente onde a quebra de preconceitos pode levar os mais sensíveis as lagrimas de alegria e emoção.  Dirigido por Matthew Archus tem em seu elenco Dominic West, Imelda Staunton e Bill Nighy. Concorreu ao Globo de Ouro na categoria filme comédia ou musical. Vencedor do BAFTA de escritor, diretor, produtor estreante britânico e a Queer Palm de Cannes. Filme apaixonante que merece ser visto.




5 – 120 Batimentos Por Minuto



O francês 120 Batimentos Por Minutos,  dirigido por Robin Campillo foi vencedor de 42 prêmios incluindo o Queer Palm de Cannes conta a historia de ativistas franceses da Act Up que lutam para que a sociedade  reconheça a importância da prevenção e do tratamento da AIDS no país. Um dos filmes mais aclamados de publico e critica é de uma sensibilidade única pode levar o espectador às lágrimas.